Foi numa dessas conversas entre amigos que surgiu a ideia de levar o licor para além dos limites da aldeia. Duas garrafas de ginja depois, já não havia margem para duvidar do sucesso que teria fora de portas.
Decidi apresentar a ginja a concurso, para pô-la à prova livre de qualquer réstia de parcialidade. O prémio de “melhor licor” foi a confirmação oficial da qualidade do produto e o empurrão que faltava para me lançar ao desafio. O reencontro com as raízes da minha família e a possibilidade de trabalhar próximo da natureza, fizeram de Vale do Peso a opção natural para instalar a destilaria. E foi assim que um antigo palheiro na propriedade dos meus pais, que já serviu de abrigo a vacas e burros, e foi, entretanto, aproveitado para garagem, se transformou em destilaria.
A Familia
Na minha família, desde o tempo da minha bisavó que os serões na aldeia são acompanhados por um licor de ginja. É dela a receita original. Graças às mãos hábeis e ao gosto apurado da minha mãe a tradição cumpriu-se a preceito e a ginja continuou a juntar-se à mesa nos convívios entre amigos e familiares, adoçando conversas e regalando paladares.
Já com a destilaria legalizada e 100% dedicado ao ofício, inspirei-me nas receitas da minha mãe e criei mais 4 licores. Seguiu-se uma aguardente.
Sem desviar a atenção das bebidas tradicionais, fui aprender a fazer gin. Participei em workshops, visitei outras destilarias para me inteirar de todo o processo e criei 3 gins.
Todos os licores são feitos com fruta fresca e por processo tradicional e os gins são destilados num alambique de cobre e enriquecidos com alguns botânicos que vêm directamente do quintal dos meus pais. As garrafas são inspiradas nos antigos frascos de medicamentos e os rótulos e a numeração de cada garrafa são colocados à mão.
A prova em concursos nacionais já premiou o gin do vale e o licor de alfarroba com as medalhas de ouro e a ginja com a medalha de prata.
Na Destilaria Dois Belos mais do que produzir bebidas, recriamos sabores antigos e inventamos novos; enchemos garrafas que evocam memórias e transbordam sabores da natureza. Cumprimos a tradição com os olhos postos no futuro.